terça-feira, 11 de outubro de 2011

O futuro está no pára-brisas


A BMW encontra-se a desenvolver um novo head-up display que apresenta ao condutor um conjunto de informações sobre a velocidade, a distância de segurança a que se encontra do carro da frente, indicações de ultrapassagem e o percurso que deve fazer para chegar ao destino.
Foto:
Durante um seminário sobre tecnologias futuras da BMW, onde também tivemos oportunidade de conduzir o BMW Active E, foi-nos apresentado um conjunto de soluções de interação com o condutor que podem vir a fazer parte dos automóveis da marca nos próximos anos.


A BMW encontra-se fortemente empenhada em desenvolver sistemas que vão desdeaplicações móveis que nos dão informações sobre o carro até outros que, por exemplo, permitem ao condutor discorrer por variadíssimos menus do bmw i driveapenas com o movimento das mãos. 







Outros envolvem um head-up display muito mais completo face aos que actualmente figuram em muitas marcas de automóveis (no caso da BMW, a anterior geração do Série 5 foi o primeiro modelo da marca a integrar um head-up display).






Pegando precisamente neste último dispositivo, trazemos-lhe um vídeo que mostra todas as potencialidades da nova tecnologia. Além da velocidade, o sistema agora desenvolvido pela marca apresenta ao condutor a distância de segurança em relação ao carro da frente: barras coloridas avisam-no da margem de segurança e da possibilidade de embate à medida que essa distância se esbate.




Por outro lado, os radares integrados sugerem também a trajectória de uma ultrapassagem, desenhando no head-up display a melhor forma para o fazer. O sistema alerta ainda o condutor quando pisa um traço contínuo ou quando há um outro carro demasiado perto na faixa ao lado.




Por fim, está também associado ao sistema de navegação e por isso indica com mais eficiência o percurso a seguir. Numa trajectória em que é necessário atravessar três faixas para virar à esquerda, por exemplo, o sistema desenha três filas de setas contínuas que indicam essa necessidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Glassdrive comemora 15 anos e estreia nova identidade

No ano em que celebra década e meia de atividade em Portugal, a Glassdrive atualiza a sua identidade corporativa e ganha novas curv...